Decidir o tipo de remuneração mais adequado ao seu negócio não é uma tarefa fácil, diante das modalidades: salário fixo, comissão e salário + comissão, qual a melhor? Quais os cuidados devem-se tomar para atender a legislação? Como usar o comissão a seu favor da sua empresa?
Saiba um pouco mais sobre essa modalidade de remuneração, conheça os benefícios e as possíveis aplicações em sua equipe.
Uma remuneração inadequada causa desmotivação em sua equipe e pode impactar muito nos resultados da empresa. O comissionamento pode dar um gás no desempenho dos empregados atingindo assim as metas propostas.
Quais são os benefícios da comissão?
Optar por pagar comissão pode ser a solução para alavancar o negócio e atingir as metas. Para o funcionário, ser responsável pelo seu salário, gera satisfação, o motiva a produzir mais e causa maior consciência sobre seus resultados.
Para conquistar esse comportamento é necessário clareza quanto aos percentuais aplicados, às condições em que a comissão será paga, e a relação com produção do funcionário. Dessa forma, ambas as partes estarão cientes que o valor pago será correspondente ao resultado entregue, sem margem para injustiças.
Uma equipe motivada e alinhada com a estratégia de crescimento da empresa possibilitará resultados ainda não alcançados.
Modelos de remuneração e fases do negócio
Há diferentes modelos de remuneração que podem ser aplicados de diferentes formas, considerando a fase do negócio. A aderência a um modelo deve ser analisada de forma criteriosa observando também o portfólio de produto e o comportamento do público alvo.
Comissão
Modelo viável quando se quer expandir para novos mercados, aumentar a produção em maior escala, aumentar o número de clientes. Serve também para negócios que passam a ter clientes espalhados por várias cidades necessitando de representantes, não caracterizando vínculo com a empresa.
Salário fixo
A remuneração fixa tende a ser mais adequada para negócios cujos produtos são altamente diferenciados e seus clientes possuem grande identidade com a marca, quando o foco é qualidade e não há prazos rigorosos. Nesses casos o foco é a fidelização do cliente prestando um atendimento de qualidade, sem pressão para aumento da produção.
Salário fixo + Comissão
A combinação dos modelos anteriores tende a explorar o que há de melhor em cada um. Destaca-se a importância em saber a proporção entre o valor fixo e a comissão mais coerente, para que oscilações do mercado não impactem drasticamente nas finanças dos funcionários.
Atenção à legislação
Se já adotou algum modelo que tenha comissionamento ou pretende adotar, verifique o que consta na legislação para esse modelo, a seguir estão descritas algumas situações que mais geram dúvidas.
- Além da comissão será pago o DSR, valor correspondente ao repouso semanal remunerado, que é calculado sob o salário referente à produção durante a semana, no horário normal de trabalho, dividido pelos dias de serviço efetivamente prestados.
- O valor a ser pago não pode ser vinculado à quitação pelo cliente, ou estornado quando há inadimplência do consumidor.
- Ao alterar o critério de comissionamento deve-se observar se tal mudança não trará prejuízos ao empregado, pois a comissão representa o salário, que não poderá ser reduzido.
Após as mudanças nas leis trabalhistas, que entraram em vigor em novembro de 2017, muitos aspectos são negociados com sindicatos e compõem as convenções coletivas, assim faz-se necessário que a convenção vigente seja consultada para que não haja irregularidades.
Escolher ou não comissionamento depende da necessidade de mudança nos resultados obtidos, da satisfação da equipe e dos objetivos a serem alcançados. A decisão é complexa, adaptável a cada negócio exigindo estudo sobre a relação a se estabelecer com o cliente e a estratégia de expansão.
É importante que o profissional comissionado entenda que o esforço pode gerar um resultado a longo prazo, para que não haja frustação e mantenha-os motivados. E também é preciso evitar que se desenvolva uma competitividade excessiva estabelecendo um comportamento não saudável e antiético, prejudicando assim a qualidade.
Uma escolha assertiva na aplicação do comissionamento resultará em uma equipe motivada e dinâmica que certamente vestirá a camisa em busca das metas propostas.