Sua empresa provavelmente possui um contador, mas você saberia me responder o que é um contador? Quais são as atividades desenvolvidas por esse profissional? E por que sua empresa precisa ter um? Pois bem, na leitura de hoje você entenderá tudo isso e muito mais! Boa leitura.
No geral, quando se fala em contador, a primeira coisa que vem à cabeça é imposto de renda. Se for seu caso, você não está errado, está parcialmente certo. Mas a figura do contador vai além disso.
Antes o contador era mais visto como a figura que gerava guias para você pagar, fazia alguns cálculos e te passava seus impostos a serem pagos. Ao longo do tempo, a profissão do contador evoluiu, se transformou e o contador hoje é essencial para a manutenção da sua empresa.
Levando em conta que no Brasil, tantas empresas abrem e fecham por falta de planejamento ou gestão mal executada, contar com os serviços de um contador é fundamental para evitar esse quadro.
Mas o que é um contador?
Sabemos que uma empresa possui inúmeras obrigações fiscais, trabalhistas e financeiras que devem ser cumpridas todos os meses.
Já pensou se você tivesse, por exemplo, que fazer todos os cálculos de impostos, gerar a folha de pagamento e cuidar da parte burocrática de sua empresa tendo que entender cada item da legislação para isso?
Só de parar para pensar seu tempo já foi todo embora e a gestão da sua empresa também.
Para resolver estas questões e auxiliar o gestor nos processos organizacionais é que existe a figura do contador.
O contador é o profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Em seu cotidiano, lida com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos e muitas outras coisas.
Atualmente para trabalhar como contador é necessário ter um diploma de graduação em Contabilidade reconhecido pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Para ser um contabilista é necessário muito estudo e ter domínio sobre a legislação vigente em cada seguimento que a contabilidade é corresponsável dentro da empresa cliente.
Visto que, o contador também é responsável perante a sociedade e a classe contábil em quatro áreas: civil, tributária, penal e ética. Isto é, em caso de conduta imprópria ou irregularidades nessas áreas, o contador pode responder pelos danos causados.
Mas por que contratar um contador?
Os donos de pequenas e médias empresas costumam não dar o devido valor ao trabalho do contador e até mesmo pensar que é dispensável. Esse pensamento pode acarretar em danos irreversíveis para a empresa, danos que podem ocasionar até mesmo o encerramento de suas atividades.
O contador é o profissional preparado e adequado para dar as corretas orientações sobre dúvidas referentes às regras da legislação que rege uma empresa. Independentemente do porte da empresa é essencial tenha este profissional para auxiliá-la.
Levando em conta que o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, ter um profissional para lidar com isso em vez do próprio empresário fazer é fundamental, pois ele não conseguiria cuidar da empresa e se manter em dia com a legislação que muda tanto.
E o que o contador faz?
O contador é responsável pelo andamento correto de todas as atividades contábeis, trabalhistas, econômicas, patrimoniais e tributárias, além de desenvolver relatórios financeiros, de risco e ajudar no controle do fluxo de caixa.
O contador evita os passivos fiscais e prejuízos. Entende-se por passivos fiscais as despesas que envolvem um grau de incerteza quanto à sua ocorrência de forma efetiva. São todos os atos ou fatos que podem levar o administrador a ter um desembolso inesperado.
Ainda, dentro de suas funções, há o suporte para tomadas de decisões da empresa, uma vez que o contador tem o conhecimento e experiência necessários para avaliar os riscos e desenvolver as melhores estratégias para atingir objetivos desejados.
O contador também atua sobre a prevenção de ações trabalhistas, pois os procedimentos internos demandam base legal para serem determinados. Nesse caso, a figura do contador é indispensável, já que é de sua atribuição estar em dia com conhecimentos da legislação trabalhista.
Como o contador impacta no meu negócio?
A empresa auxiliada corretamente por um contador estará mais tranquila com seus impostos, já que estará em dia com os mesmos, não pagando mais nem menos do que a legislação estipula, pois estar em dia com eles significa estar livre de multas e demais encargos decorrentes de irresponsabilidade fiscal.
Além da área tributária, o contador faz o fluxo de caixa. Um fluxo de caixa bem realizado evita que a empresa entre no vermelho e caso ela esteja no vermelho ajuda com que ela saia.
A receita positiva é o objetivo de toda empresa, sendo que somente dessa forma que ela pode realizar investimentos em sua estrutura, no seu corpo de funcionários, melhorar seu estoque e oferecer o melhor ao seu alvo consumidor.
Qualquer empresário não tem o tempo necessário para gerenciar sua empresa e cuidar sozinho de sua contabilidade, daí a necessidade da figura presente de um contador.
Dessa forma, observa-se a importância do contador para a empresa, e quando ele é um profissional eficiente, traz incontáveis benefícios à empresa, tornando-a mais saudável atingindo um funcionamento ideal ou mais próximo ao ideal, sendo produtiva estratégica e operacionalmente.
Você empresário não deve ter dúvidas se deve contratar um contador, pois a contratação deste profissional é indispensável para que sua empresa tenha uma vida fiscal saudável. Porém, todo empreendedor deve ficar de olho em tudo que acontece na empresa e cobrar as melhores alternativas deste profissional para não ter prejuízo.
Conheça outros artigos relacionados: