Quer ter mais controle das finanças do seu negócio, profissionalizá-lo, e assim trilhar a escada para o sucesso? Saiba que o DRE pode ser um grande aliado nessa caminhada. Para saber mais informações, acompanhe o conteúdo a seguir
Se você pretende profissionalizar a gestão do seu negócio, está sempre buscando inovações e quer atingir o sucesso, muitas vezes uma vida agitada impede uma busca por informações para controlar o crescimento de suas atividades. Contudo, saiba que existem ferramentas que podem simplificar a tomada de decisão em sua empresa, como o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício).
O que é DRE?
O DRE é considerado um importante documento contábil, utilizado para verificar a saúde financeira de uma empresa. As informações são construídas através do paralelo entre custos, receitas e despesas, incluindo também o que se refere a atividades não operacionais relacionadas ao negócio.
Algo que pode confundir muitas pessoas são as nomenclaturas do DRE: DRE contábil e DRE financeiro. Porém como evidenciado pela Brasil Escola de Negócios, não há diferenças significativas entre elas. As duas são utilizados para designar o mesmo conjunto de documentos. Porém, o termo “demonstrativo financeiro” costuma ser mais empegado por empresas com capital aberto, não impedindo que profissionais de outras áreas usem tal expressão quando forem se referir aos demonstrativos contábeis.
Qual aimportância do DRE?
A análise dos dados apresentados no DRE é de grande importância para a gestão saudável de uma empresa. Reflete a capacidade de crescimento do negócio, fazendo com que a administração tenha elementos para saber o que será preciso mudar ou o que pode ser mantido.
Por se tratar de um relatório relativamente detalhado, porém ao mesmo tempo muito intuitivo, o gestor conta com bons fundamentos para sua técnica de tomada de decisões; contendo desde a realização do planejamento tributário da empresa até o estratégico dos negócios. Ele ajuda na visualização do ponto de equilíbrio da sua empresa, ou seja, um ponto onde existe a igualdade financeira entre as despesas e as receitas totais em um mesmo período.
Com isso, o gestor fica sabendo qual deve ser seu faturamento mínimo em um intervalo de tempo para cobrir seus gastos fixos e variáveis, podendo assim potencializar vendas, ou realizar cortes no orçamento.
Como fazer DRE?
Como evidenciado anteriormente, o DRE é elaborado a partir de algumas informações financeiras da empresa, envolvendo as receitas, seus custos ou despesas.
Preparamos uma planilha para você calcular o DRE da sua empresa: BAIXAR PLANILHA
O DRE deve refletir, de forma fácil, como o lucro é composto ou se há um prejuízo derivado das operações da empresa; informações fundamentais para se ter uma análise bem coerente da saúde financeira da empresa.
Como pode ser evidenciado, o DRE, assim como outras demonstrações contábeis, é de imensa importância. Além de ser um relatório moderadamente detalhado e ao mesmo tempo simples de entender
Para uma melhor gestão do seu empreendimento, procure familiarizar-se com este recurso!