Quando você vê a sigla CMV compreende o que ela significa? O CMV trata do custo das mercadorias vendidas. Sim, tudo tem um custo, até o que já foi vendido. Na leitura de hoje você irá entendê-lo para controlá-lo da forma correta e começar a precificar seus produtos adequadamente. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura!
Todo empreendedor sabe que a chave para o sucesso de seu empreendimento está amplamente relacionada a um bom controle dos dados da empresa. Porém, a maioria dos empreendedores dedica-se a parte operacional do negócio visando produzir e vender mais, pensando como atrair novos clientes e fidelizar os atuais e, com isso, o planejamento financeiro pode ser deixado em segundo plano.
O termo CMV é praticamente desconhecido entre os empreendedores. Entretanto, entender o que é e como calculá-lo corretamente é fundamental para evitar prejuízos financeiros.
Muitas vezes uma das estratégias para lucrar é aumentar o volume de vendas, o que muitas vezes, pode não significar uma boa taxa de lucratividade, pois até as vendas geram custos.
Para compreender melhor sobre o lucro dos produtos vendidos e como calcular o preço de venda dos produtos vamos entender então o CMV.
O que é o CMV?
CMV é a sigla para Custo das Mercadorias Vendidas. O CMV é, basicamente, a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria até que a venda seja realizada. Ou seja, indica quanto você precisou gastar, desde a compra, até a venda do produto para o cliente. O CMV é um fator importantíssimo para você conseguir calcular e dimensionar o lucro bruto do seu negócio.
O cálculo do CMV envolve uma série de fatores: o custo investido na aquisição, os serviços realizados sobre os produtos, o lucro obtido com as vendas, o capital empenhado na logística e até mesmo o custo da mercadoria que não foi vendida.
O cálculo do CMV é essencial para que se saiba exatamente quanto é gasto com cada produto que fica armazenado em seus estoques e irá auxiliar na elaboração de estratégias para giro do estoque, mesmo que seja a um preço baixo, isso porque a empresa ganha mais ao vender seu produto por um baixo preço do que ao deixá-lo armazenado por um período longo no estoque.
Vamos ver agora como calcular o custo das mercadorias vendidas de maneira correta.
Como calcular o CMV?
O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:
CMV = EI + C - EF
Onde:
- EI = Valor do Estoque Inicial
- C = Valor de Compras
- EF = Valor do Estoque Final
Desta forma, fica bem simples descobrir o custo de manutenção das suas mercadorias antes mesmo de vendê-las.
Pode até parecer estranho levar em consideração o preço de custo do estoque inicial, mas é importante lembrar que o CMV calcula o custo das mercadorias que foram vendidas durante todo um período, por isso temos que começar com o estoque inicial e então adicionar todas as compras das mercadorias do período, com isso obteremos o custo total das mercadorias. Após devemos então subtrair o valor de custo do estoque final para que fique apenas o valor das mercadorias que foram vendidas.
Vamos dar uma olhada em um exemplo prático para esclarecer melhor o CMV.
Suponhamos que uma empresa do ramo varejista de vestuário obteve os seguintes resultados:
- Valor de custo do estoque inicial: R$ 100.000,00;
- Valor de custo de novas aquisições: R$ 450.000,00;
- Valor de custo do estoque final: R$ 35.000,00.
Então, vamos ao cálculo:
CMV = R$ 100.000,00 + R$ 450.000,00 – R$ 35.000,00
CMV = R$ 515.000,00
Como podemos ver, o total de custo das mercadorias vendidas foi de R$ 515.000,00 durante o período, restando apenas R$ 35.000,00 de produtos em estoque. Esta informação não só ajudará a planejar as compras para o próximo ano, como também a avaliar os custos de aquisição.
Conclusão
O CMV é fundamental, pois dá a real noção de quanto se gastou até que o produto chegasse à prateleira, visto que conhecer os custos faz bem ao negócio. Esse cálculo, apesar de simples, é extremamente útil para melhorar a sua gestão.
É claro que este cálculo não precisa ser calculado manualmente, pois os sistemas de gestão empresarial já estão preparados para fornecer este tipo de informação ao gestor. Cabe ao gestor conhecer e utilizar as ferramentas que o sistema oferece para potencializar seu negócio com um planejamento estratégico.
Por isso, você deve estabelecer rotinas e processos, integrar funcionários de toda a equipe e fazer uma boa gestão de espaço físico. Desta forma, será capaz de fazer compras programadas e um mapeamento periódico de seu estoque melhorando significativamente seu controle de estoque.