Contas a pagar vencidas, contas a receber que não são quitadas, juros. A bola de neve só vai aumentando. Como se livrar dessa dor de cabeça?
Para resolver os seus problemas a Renegociação de Contas pode ser a chave para salvar a sua empresa. A seguir vamos falar sobre algumas dicas que podem te ajudar a resolver todos os problemas financeiros através da renegociação de contas.
Para controlar a saúde financeira seja da sua empresa ou pessoal, realizar a gestão de contas a pagar e a receber é fundamental. Este controle permite que você tenha plena consciência de onde o dinheiro vem e para onde ele vai.
Dessa forma você pode realizar investimentos sem comprometer seus orçamentos.
Porém imprevistos sempre acontecem, tanto o seu negócio quanto os seus clientes podem atrasar os pagamentos, com isso vem a necessidade de poder renegociar as contas a pagar e as contas a receber.
Gestão de Contas a Pagar
O primeiro passo é listar todas as contas a pagar e organizá-las, é importante saber priorizá-las nesse momento da organização, visto que, as contas que estão a mais tempo em atraso devem ser pagas com mais urgência.
Após organizá-las é possível identificar o tamanho exato da sua dívida e assim estabelecer uma forma de pagamento.
Estabeleça metas para o pagamento
Com o valor da sua dívida em mãos agora é necessário verificar quanto você pode pagar por mês, estabeleça parcelas que não irão comprometer ainda mais o seu orçamento.
Negociar é fundamental
Essa é uma das partes mais importante, não tenha vergonha, entre em contato com o seu fornecedor, e informe para a ele a sua realidade. Estabeleça a forma de pagamento, a prazo ou a vista. Caso seja a prazo procure juros menores e parcelas reduzidas, se for à vista procure descontos.
Sempre procure valores que entrem no seu orçamento.
Tenha compromisso
Parte importante após negociar, demonstre para o seu fornecedor que você irá cumprir com o que foi acordado.
Garanta para ele que com o que foi firmado na renegociação você irá quitar a suas dívidas, e assim se tornar um cliente mais confiável.
Gestão das Contas a Receber
A partir da data que o cliente se tornou inadimplente, o procedimento adequado é logo entrar em contato com ele, com isso, procurar compreender o que o impede de quitar seu débito.
O próximo passo é ajustar uma forma de pagamento que atenda às necessidades do seu negócio e do seu cliente.
É muito importante saber que quanto antes ficar acordada uma forma de pagamento, melhor é para a empresa e para o próprio devedor.
Dicas para a renegociação
Dentre os aspectos importantes durante a renegociação com o cliente, destaca-se entender porque o cliente está em atraso, visto que poucos clientes deixam de pagar suas dívidas apenas por deixar.
O seu cliente pode estar passando por dificuldades pessoais ou familiares, como desemprego, doenças, atraso de salário.
Após esta verificação é necessário planejar uma forma de pagamento onde seja viável para o mesmo realizar o pagamento.
Aspectos positivos da renegociação
Ter esse tipo de contato com o cliente ajuda também a cativá-lo e acaba fidelizando o mesmo.
É onde você transforma um problema (inadimplência) em uma oportunidade (fidelização de cliente), pois interagir dessa forma com o cliente reflete a ideia de acreditar e investir no relacionamento com o mesmo.
A renegociação de contas a receber ajuda também a reduzir os prejuízos, pois ao deixar a dívida ir se arrastando com os juros e correções monetárias, dependendo da situação do cliente, fica inviável realizar o pagamento.
Assim todos saem perdendo, a empresa que não recebe os vencimentos no prazo adequado, e também o cliente que corre o risco de ter seu nome vinculado aos órgãos de proteção de crédito.
Conclusão
A renegociação pode ser uma grande aliada na hora de se livrar das dívidas ou para receber aquele dinheiro que está em atraso.
Assim você pode reduzir os juros ou ganhar algum desconto no caso das contas a pagar, e receber dos seus clientes que estão em atraso, e ainda transmitir uma imagem mais positiva para o seu negócio no caso das contas a receber.
Você pode conferir outras dicas que podem te ajudar muito acompanhando nosso blog.
- 7 dicas para gerenciar melhor suas contas a pagar e a receber
- Boas práticas na hora da cobrança
- Conciliação bancária: uma grande aliada no controle financeiro da sua empresa