Para acobertar a prestação de serviço de transporte será impressa uma representação gráfica simplificada do Conhecimento de Transporte Eletrônico( CT-e), intitulada DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico).
O DACTE não é o Conhecimento de Transporte Eletrônico, nem o substitui, serve apenas como instrumento auxiliar para o transporte da mercadoria e para a consulta do CT-e por meio da chave de acesso numérica ali impressa, representada e impressa em código de barras.
As principais características e funções do DACTE são:
- Consulta das informações do Conhecimento de Transporte Eletrônico através da chave numérica de 44 posições conhecida como Chave de Acesso;
- Acompanhar a mercadoria em trânsito, fornecendo informações básicas sobre a prestação em curso (emitente, destinatário, valores, etc);
- Auxiliar na escrituração das operações documentadas por CT-e, no caso do tomador do serviço não ser contribuinte credenciado a emitir documentos fiscais eletrônicos.
A- Campo de comprovação de recebimento da mercadoria colocando a data, hora e documento de identificação.
B- Identificação do emitente (Razão Social, Endereço e Telefone).
C- Informações do DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte eletrônico). Neste campo está contido: Modal, Chave de Acesso e código de barras que servem para consultar o conhecimento de transporte através do portal online.
D- Informações sobre tipo de CTe, Tipo de Serviço, Tomador, Forma de Pagamento.
E- Informações sobre Remetente, Destinatário e Tomador do Serviço (é aquele que contrata o serviço de transporte).
F- Campo que contém informações dos produtos e informações fiscais, vem o campo das Notas Fiscais que foram vinculadas ao CTe.
G- Informações complementares do CTe.