A todo instante passamos pelo processo da negociação, para ser mais preciso, ele faz parte da vida profissional, social e familiar de cada indivíduo. Por isso devemos dominar todas as técnicas básicas para que a negociação seja um sucesso. E você é um expert em negociação? Continue lendo e veja como dominar as técnicas de negociação!
Para começarmos a falar sobre o assunto é necessário sabermos o que é negociar. Podemos definir como um processo que tem o objetivo de alcançar uma decisão em conjunto. É a maneira de chegarmos a um senso comum...
Para muitos, a arte de negociar é um dom, para outros são estudos, planejamento e perseverança.
Quem nunca se deparou com um bom vendedor e que quase ou até mesmo comprou certo produto e depois reparou como ele relacionou o produto com a sua necessidade?
Pois é! O bom vendedor sabe envolver seu cliente de uma maneira tão confortável que consegue mantê-lo satisfeito com a venda e confiante que o produto irá resolver o problema.
Infelizmente nem todos os vendedores são assim.... Também existe o outro lado da moeda e esse lado devemos prestar mais atenção, pois pode ser o fim da picada das negociações.
Mas como assim?
Quando o vendedor está despreparado para fazer uma negociação, todos os lados saem perdendo. O cliente levará consigo a experiência que a empresa/vendedor proporcionou o cancelamento da compra.
Devemos ressaltar que o cliente é uma propaganda viva do seu negócio. Se o cliente ficou satisfeito, ele recomendará para todos ao seu redor... Já o cliente insatisfeito, ele não recomendará sua empresa e falará mal do seu negócio.
Por essas questões, devemos sempre manter as técnicas afiadas para seu cliente sentir confortável e seguro sobre as melhores decisões a serem realizadas na hora da negociação.
Mas, como dominar as técnicas de negociação?
Bem simples... É importante sempre frisar as técnicas a seguir. O resultado será notável se elas forem aplicadas.
São técnicas básicas de uma negociação que o vendedor deve estar afiado para ter o sucesso da venda e até mesmo receber uma indicação de uma nova negociação.
É importante entender o que cada técnica impacta seu cliente, pois caso contrário, pode colocar tudo a perder.
Veja quais são essas técnicas:
-
Domine o produto que está vendendo
Estude e conheça o produto no que está vendendo. Pois esse conhecimento ajudará muito no domínio e comando da negociação. Dará segurança, terá eficiência no resultado.
Saber o que está negociando é primordial para o vendedor, mostrar as qualificações do seu produto/serviço. Qual será o impacto na vida do seu cliente. Estigar o seu cliente a pensar na aplicação na vida cotidiana.
Por isso é de extrema importância ter conhecimento amplo sobre o assunto, para que possamos conduzir a conversa, tirar as dúvidas com tranquilidade e segurança, podendo assim dar solução profissional e eficiente no processo.
-
Ensaie em casa
Em casa, com a família, com os amigos mais próximos, em frente ao espelho.... Pratique a negociação, exercite para ir se acostumando a conversar, perder o medo, a vergonha, aprender a lidar com a situação dos questionamentos do cliente, a ter um bom tom de voz, acalmar, poder exercer o conhecimento do que está sendo negociado e acima de tudo ter o autocontrole.
-
Preze pelo relacionamento interpessoal
Esse tópico se resume em duas palavra: CARISMA/EMPATIA.
A arte da negociação vai muito além só da venda, para chegar nessa parte o vendedor carismático faz toda a diferença.
Saber envolver o seu cliente, deixá-lo confortável e feliz é o mínimo que o vendedor carismático faz.
O vendedor será lembrado e recomendado pelo comprador, além de virar seu amigo.
O carisma tem muito a ver com a negociação, onde a simpatia e a empatia ajudam para que o clima da negociação seja leve. É possível ser firme e cortês ao mesmo tempo.
Não podemos esquecer de ser um profissional ético, a falta de ética pode levar uma negociação ao fracasso, pois esta deve ser uma decisão comum, ou seja, razoável para todas as partes.
-
Entender o problema do cliente
Escute mais e fale menos, absorver a necessidade do cliente e entender o problema como um todo é a melhor maneira de chegar a uma solução eficiente e ter sucesso na negociação. Muitas vezes na “afobação” o vendedor acaba por dar uma solução, na qual não é a melhor, por não ter entendido a situação como um todo, por não ter tido a visão sistêmica do problema, as vezes por não ter escutado tudo primeiro para depois dar a tão esperada solução.
-
Ofereça a solução ideal
Somente após ouvir tudo, entender a situação, o problema é que o vendedor poderá ter a solução ideal para seu cliente. Criando assim uma relação de confiança, de profissionalismo e assim fechar a negociação e muita das vezes até fidelizar o cliente, o qual o indicará para outras pessoas tendo a oportunidade de fazer várias outras negociações. É a famosa “propaganda boca a boca”, baseada na satisfação do cliente.
-
Concretize da venda
Claro que todo vendedor e toda empresa almeja o fechamento da venda, pois é nela que concluímos e concretizamos o sucesso da negociação e assim criamos a relação profissional. É no fechamento que conseguimos apurar as habilidades e conhecimento do vendedor. E quando esse não acontece é importante que pare, pense e reveja o que pode ser mudado nas próximas negociações.
Como podemos perceber, fazer uma negociação requer: conhecimento, treinamento e saber relacionar com o cliente. Um passo em falso e lá se foi a venda e o cliente.
Devemos nos qualificar nas técnicas básicas de uma negociação para que os dois lados saiam satisfeitos e confiantes, na certeza de terem feito a melhor negociação que poderia acontecer e assim terão obtido SUCESSO.
Não se esqueça que “O SUCESSO TEM HAVER COM CONSTÂNCIA”, e com esses requisitos definidos e praticados você tem tudo para alcançá-lo e assim ganhar o cliente na primeira negociação, muitas vezes fidelizando-o.