Ela existe e isso todo mundo sabe, mas será que há uma maneira de calcular o índice de inadimplência e mais ainda: saber a probabilidade do não recebimento pelas vendas já realizadas? Vamos aprender isso hoje e de forma bem simples! Boa leitura!
Por ser a inadimplência uma constante para a maioria das empresas, o gestor vê a necessidade de conhecer bem esses percentuais e poder fazer uma previsão da quantia com que não poderá contar naquele mês. Isso auxilia na boa administração do negócio e faz com que os diretores reflitam de forma mais ampla sobre os cortes, melhorias e implementações.
Com base nisso, alguns estudiosos da área trouxeram uma forma de se ter cálculos demonstrativos sobre a inadimplência nas empresas. Dividimos em três passos simples e vamos contar para você!
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Tendo em mãos alguns relatórios, faça a soma dos valores de todas as vendas já realizadas e NÃO recebidas nos últimos seis meses. (Caso tenha essas informações sobre um período maior como 12 ou 24 meses, é ainda melhor.)
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Some agora os valores de todas as vendas já realizadas, recebidas ou não, tendo como base o mesmo período que usou na soma anterior.
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Em seguida, divida o resultado do primeiro tópico pelo do segundo e essa resposta multiplique por 100 para encontrar o percentual.
Mas claro, daremos um exemplo:
Vamos imaginar que o total de vendas realizadas em uma empresa nos últimos seis meses seja de R$ 70.000,00 e que o total de vendas realizadas e não recebidas, R$ 5.200,00.
Dividindo R$ 5.200,00 por R$ 70.000,00 encontramos aproximadamente R$ 0,0742
Em seguida multiplicamos esse valor por 100 e temos então 7,42%.
Ou seja, há uma probabilidade de que para cada R$ 100,00 vendidos por essa empresa, R$ 7,42 não sejam recebidos.
É importante lembrar que um sistema de gestão que lhe proporcione relatórios de recebimentos e valores a receber te ajudará bastante nessa tarefa.
Não é tão complicado assim saber como anda e como será a taxa de inadimplência de uma empresa. Não hesite em estudar sobre o assunto. Organizar seu fluxo de caixa não só traz controle como gera mudanças lucrativas para o seu empreendimento.